Escreva seu e-mail para receber novidades gratuitamente!

Close

Oração em latim



O Cristianismo se espalhou por todos os continentes ao longo de 2 mil anos, sobretudo pelo poder do maior império que já dominou a terra. O Império Romano foi convertido ao cristianismo pelas mãos do Imperador Constantino, no ano de 313. A princípio a conversão não foi total, Constantino apenas proclamou o Édito de Milão, uma lei que garantia a liberdade de cultuar qualquer religião.

Essa lei garantiu que o cristianismo se espalhasse, e logo a grande maioria dos povos foi convertida. A lei, inspirada pelo lema "Um Deus no Céu, um Imperador na Terra", serviu mais tarde para que Teodósio I proclamasse a religião como a oficial do Império, no ano de 380.

A religião serviu para juntar diversos povos e etnias diversas, agrupando vários países em um bloco cultural que hoje chamamos de Ocidente. Com o fim do Império Romano no lado ocidental no século V, a língua latina se modificou. Dela surgiram novos dialetos, e o latim acabou morrendo.

Porém ainda hoje usa-se com bastante frequência a língua oficial do Império Romano, não só na religião, como também em outras áreas como a medicina, biologia, e a filosofia. A postagem de hoje do nosso blog será uma oração em latim, para que você possa pedir graças através dessa língua, que foi uma das primeiras a serem utilizadas pelos cristãos durante a história.




oração



Oração em Latim


"Veni Sancte Spíritus
Veni Sancte Spíritus reple tuórum corda fidélium, et tu amóris in eis ifnem accénde. 
Smítte Spíritum tuum et creabúntur.
Et renovábis faciem terrae.
Oremus: Deus, qui corda fidélium Sancti Spíritus illustratióne docuisti da nobis in eódem Spíritu recta sápere, et de ejus semper soconatióne gaudére.
Per christum Dóminum nostrum. Amen."

Em Português:

Oração ao Espírito Santo
"Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis como a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito,
E gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!"

***

Fontes:
http://saomiguelarcanjo.net
http://mundoestranho.abril.com.br


Leia também: